Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 27 de Julho de 2015

Notícias e Comunicados

Programa Idiomas sem Fronteiras abre novas turmas presenciais de inglês para alunos e servidores (técnicos e docentes).

O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) divulga nova oferta de turmas presenciais de inglês, com início em 19 de agosto e término em 23 de setembro (para as turmas de 16 horas), 31 de outubro (para as turmas de 32 horas), 12 de dezembro de 2015 (para as turmas de 48 horas) e 22 de janeiro de 2016 (para as turmas de 64 horas).


As inscrições devem ser efetuadas através do portal http://isfaluno.mec.gov.br a partir das 12:00hs do dia 27 de julho e se estendem até as 12:00hs do dia 09 de agosto de 2015.


Durante o período de inscrição, além do atendimento no NucLi, disponibilizaremos a nossa equipe de bolsistas professores, com a função de orientar os alunos e servidores interessados, das 09:00hs às 15:00hs nos três pontos estratégicos do campus central a seguir: Biblioteca Central Zila Mamede, Escola de Ciência e Tecnologia e Centro de Convivência.


É importante observar, que a realização do teste TOEFL ITP é imprescindível, pois o escore do TOEFL é o primeiro critério de nivelamento para se inscrever para as aulas presenciais. Além disso, o TOEFL também tem outras vantagens: (1) é gratuito; (2) conta como 10 horas de AACC em alguns departamentos; e (3) pode ser utilizado como teste de proficiência para as pós-graduações da UFRN. 


Mais informações:


Núcleo de Línguas – IsF


Setor 2, Bloco I, Sala 18


Tel.: (84)3342-2244 ou (84)9480-6848


E-mail: isf.ufrn@gmail.com

UFRN promove 1a Jornada Internacional de Alfabetização

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Instituto do Cérebro (ICe) e do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), promove de 2 a 4 de setembro a 1a Jornada Internacional de Alfabetização, no Auditório da Reitoria, localizado no Campus Central. A inscrição está aberta até dia 23 de agosto e o evento é voltado para professores da Educação Básica, alunos dos Cursos de Graduação, gestores de Secretarias de Educação, docentes do Ensino Superior e pesquisadores.


O encontro será realizado com o objetivo de contribuir para o debate sobre os desafios brasileiros na área da alfabetização, com destaque para discussões acerca da interação entre a decodificação, a compreensão leitora, a produção escrita e a ciência. Também fazem parte do encontro a 3a Jornada Nacional de Alfabetização, a 3a Jornada Educação, Leitura e Neurociências e a 11a Jornada de Alfabetização.


A programação da Jornada contará com diversas atividades, como conferências, mesas redondas, minicursos, sessões coordenadas de trabalhos de pesquisa e sessões livres de pôsteres com publicação na forma digital de Livro de Resumos dos trabalhos selecionados para apresentação.


Os palestrantes são Linnea Ehri (The City University of New York), José Morais (Universidade Livre de Bruxelas), Antonio Pereira (Instituto do Cérebro - UFRN) - Jane Correa (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Maria Regina Maluf (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Leonor Scliar Cabral (Universidade Federal de Santa Catarina), Maria da Graça Pinto (Universidade do Porto), Vera Wannmacher Pereira (Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul), Alina Galvão Spinillo (Universidade Federal de Pernambuco), Angela Chuvas Naschold (CERES/Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Claudia Cardoso Martins (Universidade Federal de Minas Gerais), Fernanda Viana (Universidade do Minho).


 



Além da UFRN, o encontro é coordenado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Confira o site do evento, onde é possível efetuar a inscrição: doity.com.br/jornadas


UFRN promove 1a Jornada Internacional de Alfabetização

O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) prorrogou as inscrições para o teste TOEFL ITP até o dia 31 de julho de 2015.


O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) prorrogou as inscrições para o teste TOEFL ITP até o dia 31 de julho de 2015. 


É importante observar que a realização do teste TOEFL ITP é imprescindível, pois o escore do TOEFL é o primeiro critério de nivelamento para se inscrever para as aulas presenciais. Além disso, o TOEFL tem as seguintes vantagens: (1) É gratuito; (2) Conta como horas de AACC em alguns departamentos; e (3) Pode ser utilizado como teste de proficiência para as pós-graduações da UFRN. 


Podem se inscrever alunos e servidores (docentes e técnicos administrativos) e candidatos a editais do Programa Ciência sem Fronteiras que aceitem pontuação TOEFL ITP para comprovar proficiência. 


Inscrições através do Portal isf.mec.gov.br.


 


Informações no NucLi (Núcleo de Línguas – IsF), localizado no Setor 2, Bloco I, 3º andar, Sala 18.


Tel.: (84)3342-2244 


Email: isf.ufrn@gmail.com


Copyright © 2015 - Superintendência de Informática - UFRN - (84) 3215-3148 - sistemas3b.info.ufrn.br.sistemas3bi2 v4.17.4b