|
Verificado o quórum, a reunião foi iniciada pelo presidente do Comitê, professor Marcos César Madruga, com explanação dos itens da pauta. Logo após, passou a palavra a Bruno para falar sobre o item I.
Item I - Análise da Política de Backup (documento Política de Backup v1.0.pdf): Bruno iniciou realizando a apresentação do documento com a proposta de revisão da Política de Backup, fazendo uma rápida explanação sobre cada item do corpo do texto. Foi levantada a necessidade de verificação com a equipe de operações de redes da STI sobre o inciso IV, do art. 09º, da seção I, antes de o documento ser submetido ao CGE, na próxima reunião. Item II - Análise de proposta de plano para atualização do Windows 10 na UFRN: A palavra foi passada para o professor Madruga que esclareceu a situação de vulnerabilidade de máquinas com Windows desatualizado, apresentando duas alternativas diante disso: a atualização para Windows 11, quando a máquina suportar, ou a troca de hardware. No tocante a esta alternativa, foi apontada, como possível obstáculo, a situação de resistência de servidores, estudantes e colaboradores à adesão ao Linux. Além disso, pontuou-se a existência de máquinas na UFRN com Windows 7, reforçando, ainda mais, a preocupação com essa situação de vulnerabilidade dos aparelhos a possíveis invasões.
Encaminhamentos
Considerando o caráter consultivo do CGTIC, o Comitê dialogou sobre a situação da proposta de plano para atualização do Windows 10 na UFRN e verificou como sendo viável a seguinte alternativa por enquanto: realização de levantamento com unidades da UFRN quanto ao uso de suas máquinas para se ter o diagnóstico sobre necessidade de atualização do Windows ou possibilidade de alteração de hardware.
Não havendo mais manifestações, agradeceu-se à participação dos membros e declarou-se o encerramento da reunião às 17h13.
|