ATA DA REUNIÃO DO COMITÊ GESTOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (CGTI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE REALIZADA EM 29 OUTUBRO DE 2021
Aos vinte e nove dias do mês de outubro do ano de dois mil e vinte um (29/10/2021), às quatorze horas (14h), através de videochamada na sala virtual cadastrada no endereço ?https://meet.google.com/gmu-bptc-cxb?, ocorreu a reunião do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação ? CGTI da UFRN, convocados com a seguinte pauta: 1. Discussão e Votação da ata da reunião 24/09/2021; 2. Aquisição de peças para manutenção dos computadores para o suportar o retorno presencial; 3. Recomendação para aquisição de estabilizadores ou invés de nobreaks; 4. Demais assuntos. A reunião foi presidida pelo professor Marcos Madruga (STI), devido à ausência justificada da presidente professora Apuena Vieira, e contou com a participação dos seguintes membros: André Gurgel (SGP), Alexandre Viana (EMUFRN), Arthur Souza (PROGRAD), Edivaldo Júnior (STI), Emanuela Justino (SGP), Gilson Silva (DCT), Izabel Coelho (PROAD), Jaime Oliveira (ICE), Joade Cortez (PROGESP) Judson Borges (ECT), Marcos Madruga (STI), Sidney Soares (SIA). Verificado o quórum, o presidente deu início a discussão dos itens da pauta, pelo item 1. Discussão e Votação da ata da reunião 24/09/2021. O presidente colocou a ata da reunião anterior em discussão, não havendo manifestação a ata foi encaminhada para votação; votação encerrada, a ata foi aprovada por unanimidade, sendo encaminhada para assinatura no mesa virtual. No próximo item da pauta, 2. Aquisição de peças para manutenção dos computadores para o suportar o retorno presencial, o presidente informou que foi solicitado às unidades informações sobre o as necessidades para manutenção dos computadores para o retorno presencial; em seguida Edivaldo Cavalcante fez a apresentação informando que no levantamento dos equipamentos defeituosos foi verificado que o custo da manutenção de alguns equipamentos superava cinquenta por cento do valor de mercado do bem, e para realizar manutenção nestes equipamentos, seria necessária uma justificativa que demonstrasse o custo e benefício dessa recuperação conforme preceitua o Decreto nº 9.373, de 11 de maio de 2018. Após as discussões foi apresentada a seguinte proposta: fazer uma justificativa autorizando a compra de peças para as máquinas utilizadas como ?thin client (Terminal Leve)? e os demais casos serão avaliados por dois fatores, a justificativa em conformidade com o Decreto nº 9.373, de 11 de maio de 2018 e a comprovação que o setor demandante está aderente à política de gestão de ativos em especial a porcentagem mínima de renovação do parque de equipamentos de TI; a proposta foi colocada em votação, não havendo manifestação contrária, foi aprovada por unanimidade. No item 3. Recomendação para aquisição de estabilizadores ao invés de nobreak, o presidente colocou o assunto em discussão; após as discussões, foi apresentada a proposta de utilização de nobreak apenas onde for extremamente necessário para garantia de continuidade operacional (Ex Salas de comunicação, Racks e sistemas críticos). Para todos os outros casos seriam utilizados estabilizadores; em seguida a proposta foi colocada em votação, não havendo manifestação contrária, a proposta foi aprovada por unanimidade. Por fim, no último item da pauta, 4. Demais assuntos, o presidente relatou a necessidade de criar uma comissão para revisão do PDTIC; houve a manifestação dos membros Gilson Silva, Edivaldo Júnior e Judson Borges, e os demais membros serão solicitados por indicações da PROPLAN, PROGESP e Diretoria de Sistemas da STI. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada, a presente ata foi lavrada, seguida para leitura, posterior aprovação e assinatura do presidente e dos demais membros. Natal/RN, 29 de outubro de 2021.
ATA APROVADA NA REUNIÃO DE 13/05/2022