ATA DA REUNIÃO DO COMITÊ GESTOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (CGTI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE REALIZADA EM 19 DE MAIO DE 2020
Aos dezenove dias do mês de maio do ano de dois mil e vinte (19/05/2020), às duas horas e trinta minutos (14h30), através de vídeochamada na sala virtual cadastrada no endereço "https://meet.google.com/ukj-qxit-xhfna", ocorreu a reunião do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação - CGTI da UFRN, convocados com a seguinte pauta: (1) Aprovação da ata da reunião realizada no dia 16/12/2019; (2) formato de e-mails institucionais; (3) Planejamento de migração dos emails para GMAIL; (4) Adoção do Office X Google. Sob a presidência da professora Apuena Vieira Gomes, a reunião teve início com a apresentação da pauta e sequência dos pontos nela apresentados: (1) Aprovação da ata da reunião realizada no dia 16/12/2019: A presidente da reunião apresentou a pauta da reunião da última sessão para discussão, não havendo nenhuma colocação, a ata foi colocada em votação. Votação encerrada, não havendo nenhuma manifestação a ata foi aprovada por unanimidade. Passando para o segundo ponto da pauta (2) formato de e-mails institucionais: a presidente concedeu a palavra ao membro Marcos Cesar Madruga que deu início a explanação sobre o formato dos e-mail institucionais, tal explanação contou com a apresentação dos pontos positivos como e-mail único com a identificação "@ufrn.br", fortalecimento da marca da universidade, facilidade de criação, controle de quem tem e-mail da universidade. Em seguida o Marcos Cesar Madruga abriu a discussão para os membros sobre as condições do formato do e-mail pessoal e das unidades acadêmicas e setores administrativos. Na discussão, Carmem Rêgo questionou sobre a situação do e-mail para os funcionários da FUNPEC e terceirizados, Marcos Madruga esclareceu que os vínculos FUNPEC serão mantidos e os demais serão avaliados posteriormente cada caso, e a professora Apuena Vieira relatou que será necessário que todos tenham tenham vínculo, para questão de controle de acesso às informações institucionais, e para os terceirizados serão analisadas necessidades conforme a finalidade. Os membros André Grugel, Flavius Gorgônio, Jaime Oliveira, Judson Borges, Joade Gomes e Clarissa Lorena colaboraram com a discussão, relatando estarem favorável a tal organização para atender além de outros aspectos a gestão da identidade. Após as discussões, ficou definido a proposta de adoção do Gmail com domínio único para os emails pessoais seguindo o padrão e-ping e dos setores acompanhem a mesma formatação. Com a proposta definida, a presidente colocou-a em votação. Votação encerrada, a proposta foi aprovada por unanimidade. Em continuidade a pauta, foi aberta a discussão do item (3) Planejamento de migração dos emails para GMAIL: o membro Marcos Madruga explicou que as ações estão para serem adotadas com a finalidade de atender a essa migração, em seguida abriu a discussão para os demais membros que colocaram a necessidade se definir os termos para essa migração. Marcos Cesar destacou que a criação de uma norma definirá os caminhos a serem percorridos para esse processo. Encerra a discussão deste item, a presidente apresentou o próximo item da pauta (4) Adoção do Office X Google: a presidente da reunião passou a palavra para o membro Cícero França que apresentou um quadro comparativo dos pacotes de serviços G suíte for education versus Office 365. Na apresentação Cícero França destacou alguns pontos como informações sobre e-mail, espaço, sincronização, armazenamento na nuvem, além disso destacou que nenhum dos dois disponibiliza office para os computadores, que o G Suíte tem a disponibilidade de bate papo, ferramenta que o Office 365 não dispõe. Ainda na explanação foram apresentadas considerações como interface, formato de arquivos, salvar automaticamente, acessibilidade, e tradutor. Após a apresentação, a presidente colocou em questionamento os serviços para os membros, abrindo a discussão. Os membros em sua maioria destacaram principalmente a necessidade do office no desktop para atender as demandas como as planilhas em diversos setores que necessitam de especificidades como acessibilidade, uso de macros, tipos de gráficos entre outros. Concluídas as discussões, ficou apresentada a proposta dos pacotes do G Suíte, que o mesmo será o recomendado a comunidade UFRN e que a SINFO fornecerá suporte, que as licenças de Office ficarão disponíveis para quem solicitar conforme justificativa, sendo que a SINFO não dará suporte a esse pacote. Encerrada a discussão e definida a proposta, foi colocada em votação. Encerrada a votação, a demanda foi aprovada por unanimidade. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada às dezesseis horas e trinta e nove minutos (16h39) e a presente ata lavrada, que após leitura e aprovação segue para assinatura pela presidente e pelos demais membros presentes. Natal/RN, 19 de maio de 2020.
Apuena Vieira Gomes - SINFO - Presidente da Reunião
Alexandre Bezerra Viana - EMUFRN
André Morais Gurgel - SGP
Clarissa Lorena Alves Coelho Lins - SINFO
Cícero Ferreira de França Neto -SINFO
Flavius da Luz e Gorgônio - DCT
Izabel de Medeiros Coelho - PROAD
Jaime Bruno Cirne de Oliveira - ICE
Joade Cortez Gomes - PROGESP
Josué Vitor de Medeiros Júnior - PROPLAN
Judson Andrade Borges - ECT
Marcos César Madruga Alves Pinheiro - SINFO
Maria Carmem Freire Diógenes Rego - SEDIS
Sidney Soares Trindade - SIA